Por g1 RS e RBS TV


'Variante de preocupação, mas não de desespero', diz ministro da Saúde sobre ômicron

'Variante de preocupação, mas não de desespero', diz ministro da Saúde sobre ômicron

Com agenda em Santa Rosa, no Noroeste, e em Santiago, no Centro do Rio Grande do Sul, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga comentou, neste sábado (27), sobre as medidas do governo brasileiro para conter a entrada da variante Ômicron.

Leia mais:

O Brasil deve fechar as fronteiras aéreas para passageiros vindos de seis países do Sul da África a partir da próxima segunda-feira (29), conforme anunciou a Casa Civil.

"É muito dificil conter qualquer variante do vírus, até porque elas podem acontecer no país. É uma variante de preocupação, mas não é uma variante de desespero. O que a gente tem que fazer é que levar a confiança para a socieade, e essa confiança é levada através de políticas públicas aplicadas com seriedade, como é o caso da campanha de vacinação e do fortalecimento da atenção primária à saúde nas unidades básicas de saúde e nos atendimentos das terapias intensivas. Estamos preparados para esta emergência sanitária e para outras emergências que possam vir a atingir a vida das pessoas", disse, no Hospital Vida e Saúde, em Santa Rosa.

Para ele, a resposta é uma só.

"A principal estratégia é vacinar a população", resume.

Ministro da Saúde Marcelo Queiroga participou de evento em hospital de Santa Rosa (27) — Foto: Ministério da Saúde/Divulgação

Queiroga esteve durante a tarde no local para a inauguração das instalações do setor de cintilografia. Com investimento de cerca de R$700 mil, o equipamento deve beneficiar mais de 240 mil pessoas da região pelo Sistema Único de Saúde.

O aparelho é capaz de realizar diagnósticos e tratamentos em alta complexidade, como oncológicos, cardiovasculares, renais, pulmonares e neurológicos. O Hospital Vida e Saúde já dedica pelo menos 60% de todos os atendimentos aos pacientes do SUS, segundo o Ministério da Saúde.

O ministro também visitou o novo centro cirúrgico do hospital, que tem 2,4 mil metros quadrados, 21 leitos e equipamentos cirúrgicos de última geração. Antes, Queiroga inaugurou o 3° turno da Unidade Básica de Saúde Cruzeiro do Sul, que passa a funcionar no período noturno.

O ministro também prestigiou a inauguração do Instituto do Coração do Grupo Hospitalar Santiago, na região central. No Incor, cerca de 600 mil pessoas da região devem ser beneficiadas.

Vídeos: Tudo sobre o RS

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!